>Câmara de Inhumas solicita realização do programa Ação Cidadã

Câmara de Inhumas solicita realização do programa Ação Cidadã

Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos direitos sociais básicos, o vereador Prof. Charles Montanini, apresentou na sessão da Câmara Municipal do dia 5 de setembro requerimento solicitando à Secretaria da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã), que o programa Ação Cidadã passe também por Inhumas.

O Ação Cidadã beneficia os moradores com dezenas de serviços como emissão de documentação civil (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento), Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente. Incluem também doação de donativos da OVG, orientação para programas sociais como Renda Cidadã e Bolsa Família e até cuidados pessoais, como corte de cabelo. Neste sentido, o vereador argumentou que muitos cidadãos inhumenses teriam acesso aos serviços, sem a necessidade de buscá-los na capital.

Para a secretária Lêda Borges, o programa tem cumprido bem sua missão de auxiliar as pessoas com serviços públicos básicos e estreitar a relação da administração pública com a população. “Criamos o Ação Cidadã para isso, facilitar a vida de quem mais precisa, levando os serviços onde a população vive, poupando-lhe tempo e dinheiro. Isso é também uma forma de promover a cidadania”, diz a titular da Secretaria Cidadã.

O autor do pedido ganhou apoio do vereador Clodoaldo Costa, que pediu para subscrever o requerimento para que o mesmo ganhe mais força junto às autoridades responsáveis.

Texto: Naiara Gonçalves.