>Vereador Tumate solicita ao Executivo que promova “campanha de prevenção” contra “diabete infantil” na rede municipal de educação

Aprovado por unanimidade em “Sessão Ordinária“ realizada dia 13 de Junho, na Câmara Municipal de Inhumas, o “Requerimento n° 230/19“, do vereador Tumate, que solicita o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, sugerindo ao mesmo que através das Secretarias Municipais de Saúde, Promoção Social e Educação, possam promover, conjuntamente, nas Escolas, Creches e CMEI’S da rede pública municipal, uma “Campanha de Prevenção” contra a “diabete infantil”, com a realização de exames, como: o número do IMC, glicose e outros, os quais venham diagnosticar essa doença.

O Autor do requerimento justifica que O objetivo desta campanha é promover uma “prevenção contra a diabetes”, evitando que as crianças possam ser diagnosticadas no futuro com esta doença, sendo que a função da célula beta pancreática, que produz a insulina, começa a morrer até 12 (doze) anos antes do diagnóstico do paciente, sendo a mesma uma das causadoras de hipertensões, cegueiras, amputações e doenças cardíacas.

No requerimento o autor explica que quando diagnosticado, um paciente com diabetes, qual for o tipo, o mesmo já tem a metade do pâncreas comprometido, devido à morte lenta das células. Por isso a importância da prevenção e a consulta do histórico genético.